Menu do contador de histórias
LEITURA
O professor pode ler a história diretamente do livro ou de fichas.
NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS
Aqui o professor conta a história livremente, fazendo os acréscimos ou as omissões que perceber necessárias no momento.
FLANELÓGRAFO
dos personagens à medida que
aparecem na trama, formando um cenário completo ou uma seqüência de gravuras.
ILUSTRAÇÕES
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi7eS-C4BxRxbHLkfi9bg0tCkfv9hapik5wcFKeSNHAqmg0ClrsqSbYYBodrfRc0fE4wIbp1dByhCsHd1LtP90NqGTRzyl513vvGLCgbg9sSTWrNuBBrPorYsquPYoU7dgdm-5yrlzD9DX5/s200/adrianam1pp.jpg)
ÁLBUM SERIADO:
O professor desenha as gravuras da história e, se for o caso, o próprio texto em folhas de papel encorpado e prende-as no suporte pela ordem de apresentação.
QUADRO DE PREGAS
O professor apresenta a história em rimas, acompanhando com gestos.
Copiam-se as ilustrações em um rolo de papel manteiga, observando na confecção de seus respectivos quadros, o tamanho da boca vazada do cineminha que pode ser feito de madeira ou em uma caixa de papelão. Cada quadro da história fica exposto enquanto o professor narra o texto a ele correspondente. O “filme” é enrolado e desenrolado por dois eixos laterais ou nas extremidades superior e inferior da caixa. O cineminha tem um efeito interessante quando se coloca um foco de luz por trás do “filme”.
HISTORIA COM INTERFERÊNCIA:
É o tipo de história em que a criança repete sons, ruídos palavras ou expressões, acompanhadas ou não de gestos, conforme o desenvolvimento do texto. Ex: o professor conta que Chapeuzinho Vermelho canta, enquanto anda pela floresta: “Pela estrada a fora eu vou bem sozinha levar
esses doces para a vovozinha...” Estimula as crianças a cantarem dizendo: então Chapeuzinho Vermelho ia caminhando pela floresta, levando a cestinha de doces. Vamos caminhar como ela? Ou estabelece que sempre que a Chapeuzinho estiver caminhando na floresta elas deverão cantar.
Apresentar o texto e/ ou ilustrações da historia no livro feito em tamanho grande, preso por argolas na parte lateral ou superior.
Existem boas histórias gravadas em Cd, Dvd, vídeos da internet que podem ser utilizadas, desde que adequadas ao grupo.
HISTÓRIAS MUSICAIS:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgk3KTZ8EC4qE8rGHCixdDcEWNydYCYwtcDDrphkx7WJCbsYf3e-5btlm7C2Gvzfw7SiFGU8SEfFMmdS4U5wX95yl_Gpp6Dx5pRdR73vOc8yEj1Mnaw01M5-ZgYmVWAlNLp3RcVjgFB_Sa2/s200/borboleta-loja-grande.jpg)
Podemos utilizar histórias encontradas em livros de música ou acompanhar uma história qualquer tocando instrumentos musicais.
Prepara-se uma TV com uma caixa grande, com um buraco recortado na parte da frente e aberta atrás. O professor manipula objetos, bonecos, figuras de papel colado em varetas, enquanto lê ou conta a história.
Fixam-se objetos ou gravuras com ímãs colados no verso ao longo da história.
QUADRO DE HISTÓRIA:
o professor prepara ilustrações da história, colando-as em seqüência na lousa e aponta as gravuras ao longo da narração.
DESENHOS E PINTURAS DAS CRIANÇAS:
O professor cria histórias sobre os trabalhos feitos pelas crianças.
O professor prepara rolos, sobre o qual a seqüência de desenhos é pintada. “Ao longo da narrativa, o professor vai desenrolando para mostrar um desenho de cada vez”.” O rolo deve ir para o cantinho da leitura.”
TEATRO DE FANTOCHES:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgIeUNG6nc_QATKL76_b9uUqex8h8RoOagkOqMNmIzXYvqHgMhhUIyr0HiN9F80tDdrM5d9aGLZK0UZZs-nL3uzlngMH0HGT7msa5_5rFkJ8mCP3BW7irfktJbzfzhYRri6PddltefDSuLn/s200/teatro-fantoche2.jpg)
Conta-se a história manipulando os fantoches e utilizando vozes adequadas aos personagens. Podem ser usados diversos tipos de fantoches: de massa, de papel, de dedo, de vara, colher de pau, pratinhos de festa, balão com farinha, luvas (dedoches), personagens na cabeça (bonés), com espuma, no óculos, no feltro, etc.
BRINCADEIRA COM OS DEDOS:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEho_jJJzFAac44goZJ_NU7NE78tUDBVXZV8ScCWexsyR6tbr7DJWoeP9cXhxDbTnPoXRM72AqpVVimgP5Rha5V1XMZ7ebkyudg__uuDePU0VGVNISBmy9W_eR6WeCmSTMmZBVtU37EPa3bW/s200/dedos-07.jpg)
O professor conta ou canta para a turma uma história rimada, repetindo-a diversas vezes. Em seguida, propõe ao grupo representar a história com os dedos. “ Por exemplo:” Os três porquinhos saltitavam pela floresta” – como é que podemos representar isto? – “Um deles se afastou para colher frutas” etc.
Ao longo da apresentação, o professor expõe silhuetas dos personagens, cortadas em papel preto, contra um foco de luz dirigido para a parede, formando sombras. Podem ser usadas, também, as próprias mãos para criar as imagens.
HISTÓRIA EM QUADRINHOS:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhhISGDptoMHrNCKpaOlNYLYyC3KTnmw5k2Af-zX2nTjWGaofYTP1LK2Rgw19_B96XRkrV6fa3NNOzrXThRu76Pawto3ykN-tOmO2LB2Q6SmFAgYbklIk6nEMm7-vTE-Flj0AknbCqUwkF7/s200/turma-da-monica.gif)
O professor seleciona histórias em quadrinhos, com o mesmo cuidado usado na seleção das outras histórias. Podem ser usadas também histórias do próprio professor ou dos alunos.
O professor apresenta as imagens da história para as crianças criarem o texto. A apresentação pode ser feita por meio de livros específicos como A Bruxinha de Eva Furnari, por meio de coleção de gravuras ou desenhos, apresentados em diversos recursos, inclusive retroprojetor.
Prepara-se quadros da história em fichas de tamanhos iguais. As folhas são todas emendadas.
Os dioramas possibilitam a visão dos objetos em três dimensões. As figuras são coladas em uma caixa aberta e os objetos são apresentados à medida que aparecem na narrativa. Você pode preparar um diorama assim: prepare uma caixa grande aberta com se fosse um pequeno palco;faça um fundo para o cenário de acordo com a história, selecione objetos adequados à história, por exemplo, bonecos, bichinhos e mobília de brinquedo; prepare o cenário na caixa e, durante a narração vá acrescentando personagens e objetos na ordem em que aparecem.
AVENTAL COM FANTOCHES:
Na apresentação das historias pode-se utilizar teatros feitos de papelão, madeira, isopor, lençol, mesas e tantos outros de acordo com sua imaginação e criatividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário