sábado, 17 de setembro de 2011

Menu do contador de histórias

Menu do contador de histórias


                                                             LEITURA      
                                              
                                   
 O professor pode ler a história  diretamente do livro ou de fichas.





                                     NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS 
      
Aqui o professor conta a história livremente, fazendo os acréscimos ou as omissões que perceber necessárias no momento.



                                                                                   FLANELÓGRAFO 

Ao narrar a história o professor vai fixando no flanelógrafo as gravuras 
dos personagens à medida que
 aparecem na trama, formando um cenário completo ou uma seqüência de gravuras.
   



ILUSTRAÇÕES
 Apresentam-se ilustrações correspondentes ao que está sendo contado. A criança “vê”a história além de ouvi-la.
                                                   


ÁLBUM SERIADO:



O professor desenha as gravuras da história e, se for o caso, o próprio texto em folhas de papel encorpado e prende-as no suporte pela ordem de apresentação.






                   QUADRO DE PREGAS



À medida que conta a história, o professor vai colocando as gravuras uma a uma no quadro de pregas.



HISTORIETAS RITMADAS


O professor apresenta a história em rimas, acompanhando com gestos.









CINEMINHA:
Copiam-se as ilustrações em um rolo de papel manteiga, observando na confecção de seus respectivos quadros, o tamanho da boca vazada do cineminha que pode ser feito de madeira ou em uma caixa de papelão. Cada quadro da história fica exposto enquanto o professor narra o texto a ele correspondente. O “filme” é enrolado e desenrolado por dois eixos laterais ou nas extremidades superior e inferior da caixa. O cineminha tem um efeito interessante quando  se coloca um foco de luz por trás do “filme”.


HISTORIA COM INTERFERÊNCIA:
       É o tipo de história em que a criança repete sons, ruídos palavras ou expressões, acompanhadas ou não de gestos,   conforme o desenvolvimento do texto. Ex: o professor conta  que Chapeuzinho Vermelho canta, enquanto anda pela floresta: “Pela estrada a fora eu vou bem sozinha levar
      esses doces para a vovozinha...” Estimula as crianças a cantarem dizendo: então Chapeuzinho Vermelho ia caminhando pela floresta, levando a cestinha de doces. Vamos caminhar como ela? Ou estabelece que sempre que a Chapeuzinho estiver caminhando na floresta elas deverão cantar.


PROJEÇÃO DE TRANSPARÊNCIAS:



O professor narra a história, projetando transparências com ilustrações do texto.











LIVRO DE ARGOLAS:







Apresentar o texto e/ ou ilustrações da historia no livro feito em tamanho grande, preso por argolas na parte lateral ou superior.








HISTÓRIAS GRAVADAS:



Existem boas histórias gravadas em Cd, Dvd, vídeos da internet que podem ser utilizadas, desde que adequadas ao grupo.



 
HISTÓRIAS MUSICAIS:




Podemos utilizar histórias encontradas em livros de música ou acompanhar uma história qualquer tocando instrumentos musicais.








TELEVISÃO:





Prepara-se uma TV com uma caixa grande, com um buraco recortado na parte da frente e aberta atrás. O professor manipula objetos, bonecos, figuras de papel colado em varetas, enquanto lê ou conta a história.
 






QUADRO MAGNÉTICO:




Fixam-se objetos ou gravuras com ímãs colados no verso ao longo da história.










QUADRO DE HISTÓRIA:


o professor prepara ilustrações da história, colando-as em seqüência  na lousa e aponta as gravuras ao longo da narração.





DESENHOS E PINTURAS DAS CRIANÇAS:




O professor cria histórias sobre os trabalhos feitos pelas crianças.






ROLOS:




O professor prepara rolos, sobre o qual a seqüência de desenhos é pintada. “Ao longo da narrativa, o professor vai desenrolando para mostrar um desenho de cada vez”.” O rolo deve ir para o cantinho da leitura.”






TEATRO DE FANTOCHES:


Conta-se a história manipulando os fantoches e utilizando vozes adequadas aos personagens. Podem ser usados diversos tipos de fantoches: de massa, de papel, de dedo, de vara, colher de pau, pratinhos de festa, balão com farinha, luvas (dedoches), personagens na cabeça (bonés), com espuma, no óculos, no feltro, etc.




BRINCADEIRA COM OS DEDOS:


O professor conta ou canta para a turma uma história rimada, repetindo-a diversas vezes. Em seguida, propõe ao grupo representar a história com os dedos. “ Por exemplo:” Os três porquinhos saltitavam pela floresta” – como é que podemos representar isto? – “Um deles se afastou para colher frutas” etc.



TEATRO DE SOMBRAS:



Ao longo da apresentação, o professor expõe silhuetas dos personagens,  cortadas em papel preto, contra um foco de luz dirigido para a parede, formando sombras. Podem ser usadas, também,  as próprias mãos para criar as imagens.
 









HISTÓRIA EM QUADRINHOS:




O professor seleciona histórias em quadrinhos, com o mesmo cuidado usado na seleção das outras histórias. Podem ser usadas também histórias do próprio professor ou dos alunos.
 




HISTÓRIAS MUDAS:


O professor apresenta as imagens da história para as crianças criarem o texto. A apresentação pode ser feita por meio de livros específicos como A Bruxinha de Eva Furnari, por meio de coleção de gravuras ou desenhos, apresentados em diversos recursos, inclusive retroprojetor.



LIVRO SANFONA:



Prepara-se quadros da história em fichas de tamanhos iguais. As folhas são todas emendadas.




DIORAMAS:


 Os dioramas possibilitam a visão dos objetos em três dimensões. As figuras são coladas em uma caixa aberta e os objetos são apresentados à medida que aparecem na narrativa. Você pode preparar um diorama assim: prepare uma caixa grande aberta com se fosse um pequeno palco;faça um fundo para o cenário de acordo com a história, selecione objetos adequados à história, por exemplo, bonecos, bichinhos e mobília de brinquedo; prepare o cenário na caixa e, durante a narração vá acrescentando personagens e objetos na ordem em que aparecem.

AVENTAL COM FANTOCHES:






O professor vai anexando os personagens no avental  conforme a narração da historia.











TEATRO:



Na apresentação das historias pode-se utilizar teatros feitos de papelão, madeira, isopor, lençol, mesas e tantos outros de acordo com sua imaginação e criatividade.
 
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário